23/05/2023

Justiça Federal anula posse do presidente da Apex por não saber falar inglês Justiça Federal anula posse do presidente da Apex por não saber falar inglês




A 5ª Vara Federal Cível do Distrito Federal acaba de anular a posse de Jorge Viana no cargo de presidente da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

A decisão atende pedido movido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que acusa Viana de ter alterado o estatuto para que a fluência na língua inglesa não seja mais exigida para exercer a presidência da agência.

A decisão é liminar e foi assinada pela juíza Diana Wanderlei.

Caso Viana não comprove a fluência em inglês, a magistrada determina afastamento imediato do cargo. Com isso, ele ficaria impossibilitado de ser nomeado novamente. A juíza deu 45 dias para Viana apresentar certificado de escola autorizada a ministrar aula de inglês e ainda a declaração de dois profissionais renomados no idioma.

A CNN procurou a Apex, que informou que irá recorrer da decisão, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU). A agência afirmou que não há irregularidades na posse de Viana.

Redação com CNN-Brasil / Imagem: Reprodução divulgação