19/05/2023

Filme de divulgação dos 40 anos do Maior São João do Mundo é lançado, faz resgate histórico e gera encantamento, emoção e orgulho Filme de divulgação dos 40 anos do Maior São João do Mundo é lançado, faz resgate histórico e gera encantamento, emoção e orgulho




A Prefeitura de Campina Grande lançou, na noite desta quinta-feira, 18, o filme que integra a campanha comemorativa dos 40 anos do Maior São João do Mundo. A repercussão nas redes sociais foi imediata, pela qualidade, conceito e homenagem na mídia às quatro décadas de realização do mais importante evento turístico da Paraíba e uma das principais festas de rua do Brasil.


De acordo com o coordenador de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, jornalista Marcos Alfredo, foi grande o desafio apresentado pelo prefeito Bruno Cunha Lima de criar, produzir e sintetizar, em 60 segundos, um filme à altura do que representa O Maior São João do Mundo, mas há evidências claras de aprovação por parte de quem assiste a mídia.

A Mais Propaganda, uma das agências que detém a conta publicitária do Município, foi a responsável pelo conceito, ideia criativa e roteiro. A produtora Erik Marreiro cuidou da execução do filme, cumprindo com esmero as exigências técnicas para que a peça resultasse num VT marcante, emocionante e de resgate histórico da festa.

No filme dos 40 anos do São João de Campina Grande, segundo Marcos Alfredo, há referências subliminares à universal história de Gepeto e o boneco Pinóquio, na abertura, numa homenagem singela aos dois mascotes de milho que representam o MSJM: Milharildo e Milharina. O ator campinense Jota Sérgio interpreta o pai-artesão. A trilha sonora, por sugestão do prefeito Bruno, é a que foi imortalizada pelo cantor e compositor Capilé nos anos iniciais do Maior São João do Mundo, na década de 80.

Na sequência, uma viagem no tempo resgata a voz marcante do radialista Geraldo Batista, que fez parte de várias campanhas da agência responsável à época pela divulgação do evento - a Mix Propaganda. 

Uma sequência, em forma de bandeirinhas: são exibidas matérias jornalísticas com o registro de várias edições iniciais do São João de Campina Grande, numa espécie de túnel do tempo, que chega agora em 2023, quando se celebra os 40 anos da festa. O material de pesquisa teve como base o acervo da professora Cléa Cordeiro, a incansável coordenadora do Memorial do Maior São João do Mundo.

O slogan da campanha criado pela Mais Propaganda, ainda de acordo com o coordenador de Comunicação do Município, sintetiza bem o sentimento que traduz Campina Grande: E a festa está só começando!