12/04/2023

Romero Rodrigues atua para a construção da ala de oncologia infantil do Hospital Universitário Alcides Carneiro Romero Rodrigues atua para a construção da ala de oncologia infantil do Hospital Universitário Alcides Carneiro




O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos – PB) está empenhado na implantação da nova ala de oncologia infantil do Hospital Universitário Alcides Carneiro – HUAC, em Campina Grande. Além de garantir a destinação de emendas para a obra, o parlamentar está auxiliando na intermediação, junto ao Governo Federal, da doação de um espaço para construção do novo serviço de saúde do HUAC. Na tarde desta terça-feira, ele participou de uma reunião na Secretaria de Patrimônio Urbano, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília (DF), para tratar do tema.  

Na reunião, o deputado explicou ao secretário da Secretaria de Gestão do Patrimônio da União, Lúcio Geraldo de Andrade, que a direção do HUAC está solicitando a doação de um espaço contínuo ao hospital para construção da unidade de oncologia. O local já havia sido utilizado no passado pelo HU para serviços de saúde da mulher, mas atualmente encontra-se desativado. A área não pode ser ocupada pelo hospital enquanto não houver a doação formal do espaço, que pertence ao INSS.

Segundo o secretário Lúcio Geraldo de Andrade, a direção do HU deverá receber orientação técnica do Ministério para que seja enviada toda a documentação necessária para formalização do processo de doação da área. Ele também informou que o órgão deverá realizar uma vistoria no local antes da liberação do espaço para o HUAC.

Romero Rodrigues garantiu que, tão logo seja resolvida a doação da área para o HU, irá destinar recursos tanto para construção quanto para aquisição de equipamentos da unidade de oncologia infantil. “Esta é uma demanda urgente. Não é mais admissível que tantas famílias paraibanas que têm Campina Grande como referência de saúde pelo SUS precisem se deslocar para os grandes centros em busca de tratamento para crianças com câncer”, enfatizou. 

FAP 

Além da nova unidade de oncologia infantil no HUAC, Romero também assegurou a destinação de emendas para implantação de outra ala infantil para o tratamento de câncer no Hospital da FAP. “Só quem passou por esse problema em casa sabe o quanto é difícil para um paciente enfrentar essa doença tão distante da família e do lar. Garantir que nossas crianças tenham o direito de serem tratadas em Campina Grande é a prioridade do meu mandato”, finalizou o deputado.

Assessoria