24/10/2017

Justiça solta PM acusado de matar turista espanhola no Rio de Janeiro Justiça solta PM acusado de matar turista espanhola no Rio de Janeiro




O tenente da Polícia Militar David dos Santos Ribeiro, que fora preso por matar com um tiro de fuzil a turista espanhola Maria Esperanza Jiménez Ruiz na Rocinha, zona sul do Rio, foi solto na tarde desta terça-feira (24/10), em audiência de custódia no Tribunal de Justiça. O militar fora preso em flagrante, e o delegado titular da Divisão de Homicídios, Fabio Cardoso, tinha pedido a conversão dessa prisão em preventiva. 

A Polícia Civil anunciou o indiciamento por homicídio qualificado do oficial, que atirou contra um carro onde a turista estava. Ela fora visitar a comunidade, e o veículo foi alvejado perto do Largo do Boiadeiro.

Para autorizar a soltura, o juiz Juarez Costa de Andrade considerou o que chamou de "imaculada ficha funcional" do PM. Ribeiro, que responderá por homicídio doloso qualificado, recebeu liberdade e poderá voltar ao trabalho, mas apenas para exercer funções administrativas.

"Se de um lado, o trágico acontecimento repercutiu nesta capital (Rio de Janeiro) e no mundo, fato é que o custodiado (David) estava trabalhando, possui imaculada ficha funcional, não havendo indícios de que solto possa reiterar o comportamento criminoso ocorrido à luz do dia", afirmou o juiz na decisão.
Redação com CB