18/03/2023

TERROR NO RIO GRANDE DO NORTE - Governo federal avalia convocar as Forças Armadas para controlar a situação TERROR NO RIO GRANDE DO NORTE - Governo federal avalia convocar as Forças Armadas para controlar a situação




O governo federal avalia convocar as Forças Armadas para uma operação no Rio Grande do Norte, alvo de ataques criminosos desde terça-feira (14), via operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

O estado sofre há cinco dias com ataques de criminosos. Pelo menos 45 cidades foram alvo de ações contra repartições públicas,comércio, bancos públicos e veículos.

O governo analisa até este sábado o impacto de uma ampla operação policial feita nesta sexta-feira (17) com o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra integrantes da facção criminosa que lidera os ataques.

Se a operação não for suficiente para estancar os ataques, são reais as chances de haver uma convocação das Forças Armadas.

Na tarde desta sexta-feira (17), o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), encaminhou um oficio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pedindo que as Forças sejam convocadas.

“Na qualidade de Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, e tomando como razões de decidir os elementos trazidos pelo ilustre Senador da República do Estado do Rio Grande do Norte, dadas as circunstâncias do caso concreto e a urgência do momento, formulo o pedido de envio das Forças Armadas, a fim de garantir a lei e a ordem naquela unidade federada”, diz o ofício.

Se isso ocorrer, será a primeira GLO do governo Lula.

OS ATAQUES CONTINUAM

Por volta das 3h da madrugada deste sabádo (18), bandidos colocaram fogo no canteiro de obra da nova sede do Itep, localizado na Rua dos Campos, em Felipe Camarão. Mais um relato da criminalidade que aterroriza o Estado.

No Igapó, quatro casas foram incendiadas na noite desta sexta-feira (17).

Um homem teve problemas respiratórios por inalar fumaça enquanto tentava apagar o fogo com uma mangueira e uma senhora passou mal devido a situação.

O Corpo de Bombeiros chegou até o local e conseguiu controlar as chamas e atender o jovem.

Em mais uma noite de terror no Rio Grande do Norte, bandidos incendiaram a Estação Ferroviária do Igapó. As chamas se concetraram principalmente na parte da bilheteria.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas.

BALANÇO

Confira abaixo os números parciais – até as 6h30:


*104 suspeitos presos* (sendo 3 adolescentes, 11 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina)

*29 armas de fogo apreendidas

*4 simulacros de arma de fogo apreendidos

*87 artefatos explosivos apreendidos

*23 galões de gasolina apreendidos

*10 motos apreendidas

*2 carros apreendidos

*Dinheiro apreendido

*Drogas apreendidas

*Munições apreendidas

*Produtos de furto recuperados

*Dos 104 suspeitos presos, 18 foram na Operação Normandia

Mesmo com a insegurança no Rio Grande do Norte, com pessoas perdendo patrimônio, ataques a prédios públicos e a morte de um policial penal, a Emprotur manteve um evento no Centro de Convenções de Natal.

Houve apresentações musicais, incluindo uma da cantora Khrystal, para receber os atores da Globo.

Foi um evento de encerramento da novela da Globo com artistas que a secretaria de Turismo do Estado trouxe.

O mundo se acabando no RN e o pessoal fazendo festa para os globais

Redação com CNN-Brail e BG / Imagens: Reprodução redes sociais