17/03/2023

CONSELHÃO - Governo quer reunir até setores críticos a Lula em novo Conselho CONSELHÃO - Governo quer reunir até setores críticos a Lula em novo Conselho




O governo federal pretende aproveitar o retorno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, para se aproximar de setores sociais que apoiaram a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

O colegiado federal será formado por cerca de 200 representantes e sua composição deve ser anunciada na próxima semana. A primeira reunião é programada para abril.

A ideia, segundo interlocutores do Planalto, é que o Conselhão “rompa com o cercadinho bolsonarista”. Ou seja, que reúna em um mesmo colegiado perfis diferentes da sociedade, tanto afinados com a esquerda como com a direita.

A lista de convidados, a que a CNN teve acesso, inclui representantes do agronegócio, da indústria, do mercado financeiro e do segmento bancário.

Na relação, há, por exemplo, representantes de entidades como Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), além de empresas como Nubank, Itaú, BRF, Coteminas, Cosan, BTG, Magazine Luiza, Microsoft, Uber e Huawei.

Na lista de convidados, mais de 40% são mulheres, em um esforço para contemplar a pauta feminina, apesar de não ter atingido a paridade. A relação também inclui as diferentes regiões do país.

No primeiro mandato de Lula, o colegiado federal era composto de 96 participantes, a maior parte de empresários e sindicalistas.

O Conselhão chegou a funcionar na gestão de Michel Temer (MDB), após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), mas foi extinto no início do governo Jair Bolsonaro (PL). A queixa é de que o colegiado representava custo alto na compra de passagens aéreas.

Redação com CNN-Brasil / Imagem: Reprodução Agência Brasil