02/03/2023

CAMPINA GRANDE - Secretaria de Saúde recebe mais 22 médicos para atuação na Residência Médica CAMPINA GRANDE - Secretaria de Saúde recebe mais 22 médicos para atuação na Residência Médica




A Secretaria de Saúde de Campina Grande recepcionou nesta quarta-feira,1,novos 22 médicos que vão atuar no Programa de Residência Médica do Município. A solenidade de acolhimento aconteceu no auditório da Associação Médica de Campina Grande. Serão 14 profissionais para a Medicina de Família e da Comunidade; 5 para Pediatria e 3 para Ginecologia e Obstetrícia.

Os residentes vão atuar, sob a supervisão de preceptores, em serviços como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA). Atualmente, 54 médicos residentes atuam nos serviços da Secretaria Municipal de Saúde, incluindo também a área de Neonatologia.

Para algumas especialidades a duração da residência é de 2 anos e para outras é de 3 anos e, ao final, é necessário apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os residentes vão receber uma bolsa-residência mensal no valor de R$ 4.106,09. O programa foi criado em 2.013 pela gestão municipal, está completando 10 anos, e é desenvolvido em parceria com outras instituições, como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Centenas de médicos já se formaram em Residência Médica por meio do programa de Campina Grande.

No ano passado, o Município aderiu ao Exame Nacional de Residência Médica (Enare) para promover as seleções dos residentes, para dar maior transparência e confiabilidade ao processo de seleção. O exame, que é nacional, tem a coordenação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e facilita a inscrição de candidatos de outros estados.

Codecom-PMCG