02/02/2023

MPF pede prisão de Sikêra Jr e multa de 200 mil reais por ofensas racistas MPF pede prisão de Sikêra Jr e multa de 200 mil reais por ofensas racistas




O Ministério Público Federal na Paraíba entrou com uma ação penal contra o apresentador Sikêra Jr. A denúncia ocorre por conta de falas do apresentador em 2.018, quando estava na TV Arapuan, afiliada da Rede TV na Paraíba.

A ação está baseada, segundo o MPF, em palavras racistas e misóginas proferidas contra uma jovem negra, que estava em custódia do Estado, durante a transmissão do programa “Cidade em Ação” no dia 5 junho de 2.018. Durante o programa, Sikêra disse, enquanto falava sobre a jovem, que “mulher que não pinta a unha do pé é sebosa” e “mulher que não passa lâmina (que realiza depilação) no corpo é sebosa”. Em outro momento, o apresentador diz que a jovem possui “ventas de jumenta”.

A entidade pediu a prisão de Sikêra e pagamento de multa por crime de racismo e cita que o apresentador passou dos limites ao incitar o discurso de ódio e discriminar a jovem por gênero, preconceito, exclusão e estigmatização, como prevê a Constituição Federal.

A 16ª Vara Federal na Paraíba será responsável por julgar a ação. Não estão previstos acordos com o apresentador.

Redação com site Notícias da TV / Imagem: Reprodução Rede TV