23/01/2023

Alto Comando do Exército decidirá promoções de generais em momento delicado Alto Comando do Exército decidirá promoções de generais em momento delicado





Lula demitiu o comandante do Exército no sábado(21) e a determinação agora é trabalhar para que a relação do Palácio do Planalto com as Forças Armadas entre nos eixos. Mas o mês de fevereiro reserva um evento do calendário militar que é importante para a consolidação deste novo momento.  

No próximo mês, o Alto Comando do Exército se reúne para decidir as promoções do generalato: os coronéis que serão promovidos a generais de brigada; os de brigada que ascenderão ao posto de generais de divisão; e estes que subirão ao posto máximo, general de Exército, ostentando as quatro estrelas no uniforme militar.  Cerca de 30 militares do Exército serão promovidos. Para o posto máximo, o de general de quatro estrelas, duas vagas estão sendo disputadas.

A grande interrogação é o que acontecerá com os oficiais mais bolsonaristas.  Serão preteridos? Ou serão promovidos normalmente? A decisão será dos 16 generais de quatro estrelas do Alto Comando, já sob a batuta do general Tomás Miguel Ribeiro Paiva(na foto com Lula).

Também em fevereiro a Aeronáutica e a Marinha fecham suas listas de promoções. Nestas forças a mesma questão em tese está em jogo — no Exército, no entanto, por causa da troca de comandante ocorrida, há uma sensibilidade maior nas decisões que serão tomadas.

Redação com sistema Globo / Imagem: Divulgação PR