16/01/2023

Marina e Haddad vão representar o Brasil no Fórum Econômico Mundial na Suíça Marina e Haddad vão representar o Brasil no Fórum Econômico Mundial na Suíça





A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), representam o Brasil no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suiça), nesta semana. O evento começa nesta segunda-feira (16) e vai até a sexta-feira (20), com o tema “Cooperação em um mundo fragmentado”.

Em meio aos desdobramentos e investigações sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará presencialmente do encontro internacional. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também estava cotado para representar o país, não comparecerá para concluir a montagem da equipe do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), que é chefiado por ele.

De acordo com o Ministério da Fazenda, após os atos ataques do dia 8 de janeiro, houve um maior interesse pela presença do Brasil no evento, além de “uma solidariedade” da comunidade internacional, tanto de outros ministros das Finanças quanto de chefes de Estado de outros países. O governo federal afirma que assegurará à comunidade internacional que o ocorrido de domingo “já virou história” e que a agenda econômica continua sendo o foco da atual gestão – que ainda não completou um mês.

A previsão é de que o chefe do Executivo federal retome as viagens internacionais na próxima semana, com uma visita à Argentina de Alberto Fernández a partir do dia 23.

Redação com Metrópoles / Fotomontagem: Reprodução Ag. Brasil