14/01/2023

Após prisão de bolsonaristas, presídio da papuda praticamente dobra a população carcerária Após prisão de bolsonaristas, presídio da papuda praticamente dobra a população carcerária





A Penitenciária da Papuda em Brasília, está com quase o dobro da capacidade máxima após a prisão de 1.418 bolsonaristas radicais depois da invasão às sedes dos três poderes da República, no domingo, dia 08. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF), o presídio tem 1.176 vagas e, atualmente, estão alocados na unidade 2.139 pessoas.

Já na Penitenciária Feminina, conhecida por Colméia, há 1.028 vagas. Após as prisões de mulheres suspeitas de terrorismo, o número de detentas ficou em 1.148. A Seape informou que todos os presos nos atos de invasão e depredação no centro de Brasília estão separados "do restante da massa carcerária".

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasília no Distrito Federal (OAB-DF), Délio Lins informou que a situação das penitenciárias "melhorou muito", principalmente porque as audiências de custódia "começaram a fluir de uma maneira muito mais rápida e os advogados conseguiram fazer os seus atendimentos aos detentos".

Redação com g-1-DF / Imagem: Reprodução redes sociais