12/01/2023

CONFUSÃO SEM FIM - Advogado de Lula é hostilizado em banheiro de aeroporto VEJA VÍDEO CONFUSÃO SEM FIM - Advogado de Lula é hostilizado em banheiro de aeroporto VEJA VÍDEO





O advogado Cristiano Zanin Martins, responsável pela defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi hostilizado nesta quarta-feira (11) no Aeroporto Internacional de Brasília por um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ataque foi prontamente repudiado pela advocacia.

Em um vídeo que circula na internet, o homem, ainda não identificado, grava Zanin escovando os dentes no  banheiro do aeroporto. Ele é xingado e ameaçado de agressão física. Ao final, um segurança parece tentar parar os ataques. 


A seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil,(OAB) por meio de seu presidente, Luciano Bandeira, repudiou o episódio. 

"O regime de liberdades prestigiado e protegido pelo texto constitucional, notadamente a de se manifestar em matéria política, não abrange o direito de assacar ofensas contra advogados ou quaisquer outros cidadãos. A liberdade de manifestação encontra freio no direito à honra, para ficar em apenas um exemplo", disse a entidade em nota. 

O Grupo Prerrogativas também se manifestou sobre o caso, pedindo que o Conselho Federal da OAB se posicione em favor do advogado. A entidade afirma que o ataque ao advogado é uma continuação dos atos violentos do último dia 8, quando bolsonaristas invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.

Redação com conjur-Agências / Imagens: Reprodução Tv, O Antagonista e redes sociais