11/01/2023

CLIMA DE INSTABILIDADE - Segurança é reforçada em todo o país nesta quarta-feira CLIMA DE INSTABILIDADE - Segurança é reforçada em todo o país nesta quarta-feira




O gabinete de crise estruturado pelo governo Lula para monitorar e se antecipar a novos atos criminosos contra a democracia, decidiu reforçar a segurança em todo o país nesta quarta-feira (11), diante de eventuais novas convocações de atos bolsonaristas em várias partes do território nacional.

A informação foi dada à Rede CNN pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, minutos após ter deixado a reunião do gabinete.

“Tem medidas para esta quarta de reforço da segurança em todo o país uma vez que circularam cards de novas manifestações. Então por precaução a segurança na Esplanada dos Ministérios, nas cidades e no país como um todo”, disse.

Ele informou ainda que o Exército deverá proteger as sedes dos Três Poderes, mas sem necessariamente um decreto de Garantia de Lei e da Ordem.

“Não precisa de GLO para proteger o Palácio. A segurança no Distrito Federal está sob intervenção e haverá todo reforço do Exército para proteção, além das outras forças de segurança”.

Confrontos no Peru

Autoridades peruanas confirmaram a morte de pelo menos 17 pessoas em confrontos entre policiais e manifestantes na cidade de Juliaca, no sul do país, durante uma tentativa de invasão a um aeroporto local.

Os manifestantes pedem a convocação de novas eleições gerais após o ex-presidente Pedro Castillo ser destituído do cargo e preso por tentar um golpe de Estado.

Redação com CNN-Brasil / Imagem: Reprodução Ag. Brasil