01/01/2023

CAMPINA GRANDE - RETROSPECTIVA 2022: Mais de 100 ações democratizaram a cultura por toda a cidade CAMPINA GRANDE - RETROSPECTIVA 2022: Mais de 100 ações democratizaram a cultura por toda a cidade




Mais de 100 ações divididas entre festivais, espetáculos, melhorias e projetos contínuos formam o balanço de realizações em 2.022, da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), durante todo este período de retomada de atividades presenciais, no segundo ano da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima.

Desde o primeiro mês de 2.022, o objetivo da Secult foi democratizar a cultura na cidade, destacando inclusive ações contínuas como o Secult nos Bairros, que destinou oficinas, formações e espetáculos para os quatro cantos da cidade, incluindo os distritos, dando vazão ao calendário da Lei Aldir Blanc. Esses locais foram estabelecidos pela equipe técnica do órgão, através das demandas estabelecidas pelos líderes comunitários, que fizeram os pedidos através de reuniões com a participação da secretária Giseli Sampaio.

Centro-Cultural e a arte-educação

A arte-educação foi um dos destaques da gestão, entendendo que esta tem o poder de transformar vidas, seja em uma visitação guiada no Teatro Municipal Severino Cabral, em uma Aula-espetáculo sobre a Consciência Negra, ou através de um dos mais importantes equipamentos geridos pela Cultura: o Centro Cultural Escola Parque - Lourdes Ramalho.

O Centro Cultural ofereceu durante todo o ano 19 cursos nas seguintes modalidades: Dança do Ventre, Capoeira Angola, Violão Popular, Ballet Clássico, Teatro, Desenho e Pintura, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Ritmos, Danças Urbanas, Sanfona, Danças Populares, Pífano, Percussão, Iniciação ao Forró, Iniciação a Pintura em Tela, Tribal Fusion e Terceira Idade.

Todos esses cursos foram divididos em 61 turmas com 808 alunos matriculados, sendo beneficiados continuamente, através de diversos níveis de capacitação, do iniciante ao avançado.

Maior São João do Mundo

Em abril, foram abertas as inscrições para a edição 2.022 do Casamento Coletivo, que disponibilizou vagas para 100 casais apaixonados, marcando não só a sinalização da volta da celebração, como também do Maior São João do Mundo, após os momentos de pico da pandemia da Covid-19.

Em 20 de maio, também ocorreu o pontapé para a programação cultural d’O Maior São João do Mundo, uma verdadeira prévia cultural. O projeto Zabumba Lá homenageou o mestre Biliu de Campina, que estava in loco, se emocionando e até cantando seus maiores sucessos. O evento teve ainda outras três edições: em 27 de maio, homenageando Marinês, 8 de junho, Diomedes, e 14 de junho, Parafuso.

Ainda no processo para o São João, em 23 de maio, às quadrilhas juninas de Campina Grande receberam do Prefeito Bruno Cunha Lima o maior recurso já repassado para o setor, R$ 320 mil. A Cultura esteve presente neste momento histórico que, de forma mais que especial, ocorreu na Pirâmide do Parque do Povo.

Em 1º de junho, a Secult iniciou o chamamento público para cadastramento de Grupos Folclóricos, com a intenção de posterior contratação através de edital. Estes se apresentaram por diversas vezes na Pirâmide do Parque do Povo.

Em 10 de junho ocorreu a abertura oficial d’O Maior São João do Mundo, incluindo a programação do Palco Cultural Biliu de Campina, bem como da Pirâmide do Parque do Povo. Por estes espaços passaram mais de 1.000 artistas, entre trios de forró, quadrilheiros, trupes juninas, grupos folclóricos, oficinas de forró, bandas, dentre outros. A programação de ambos se estendeu até 10 de julho, fechando uma edição histórica do São João de Campina Grande.

Especificamente na véspera de Santo Antônio, em tradição, foi realizado o Casamento Coletivo 2.022. Quase 100 casais selaram seu amor na Pirâmide do Parque do Povo, celebrando a união com muita representatividade regional em uma festa linda, musicalizada pela Filarmônica Epitácio Pessoa, e realizada em verso e prosa pela juíza Ivna Mozart.

No dia de Santo Antônio, 13 de junho, ocorreu no mesmo espaço a Bênção dos Pães de Santo Antônio. O ritual religioso foi realizado em parceria com a Catedral Diocesana Nossa Senhora Da Conceição.

Ainda dentro d’O Maior São João do Mundo, a Secult também esteve presente no São João Itinerante, ocorridos no Calçadão da Cardoso Vieira, em 23 de junho, na Feira Central, em 30 de junho, e em Catolé de Boa Vista, 23 de julho.

Natal Iluminado 2.022

Em Campina Grande o Natal começou muito antes, em 11 de novembro, ocorreu o lançamento da edição de 2.022, no Teatro Municipal. Na ocasião, o prefeito Bruno Cunha Lima comentou as novidades do evento, e os presentes puderam conferir uma “palhinha” do que a Cultura podia oferecer, com a trupe natalina, apresentações musicais e muita dança.

A grandiosa abertura do Natal Iluminado 2.022 também foi realizada em novembro, reunindo só no primeiro final de semana 400 artistas, divididos nas Estações das Luzes e Anjo da Anunciação. Além do desfile natalino, com vasta diversidade artística, entre orquestras, fanfarras, grupos folclóricos, trupes, chegada do Papai Noel, dentre outras.

A agenda cultural do evento, iniciada no dia 25 de novembro e encerrada no último domingo (25), reuniu cerca de dois mil artistas que se apresentaram nos mais de 200 shows ocorridos ao longo da vasta programação natalina. O destaque desta edição foi a participação de artistas com deficiência, fazendo da arte um caminho para a inclusão, a exemplo do “Papai Noel da Inclusão”, interpretado pelo ator cadeirante Alexandre Fialho.

A concepção cultural foi construída no intuito de ocupar novos territórios, a exemplo do Parque da Criança, e também visando à ampliação das atividades culturais para as comunidades, resultando assim na descentralização das ações, em especial no período natalino. Os distritos de Galante e São José da Mata também estiveram inseridos nesse contexto.

Biblioteca Municipal Félix Araújo

Ao todo, a Biblioteca tem catalogados no acervo, literário, didáticos e periódicos 15.641 obras de mais de 8.273 autores. Cerca de 1.200 livros foram emprestados ao longo de todo o ano de 2.022, beneficiando diversas pessoas que levaram as obras para suas casas, além daquelas que separam um tempo do seu dia para ler no prédio histórico onde se instala a Félix Araújo.

Além das ações culturais, como saraus, exposições, momentos lúdicos, brincadeiras e exibições de filmes, outras ações importantíssimas foram registradas voltadas, principalmente ao campo de reestruturação, como a troca de fiação, a cobertura dos quadros de energia, pinturas internas e reabilitação do elevador, após 22 anos sem funcionamento, garantindo assim, acessibilidade a todo o prédio.

Museus Histórico e do Algodão

Outro inserido nos principais destaques das ações realizadas pela Prefeitura, através da Secult, foi a reabertura do Museu Histórico de Campina Grande, que, após passar por uma enorme reestruturação e uma nova curadoria de acervo, abriu suas portas à população em 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.

Desde sua reabertura à visitação tem sido expressiva, seja de escolas, universidades, turistas ou moradores da cidade interessados em conhecer um recorte da história da Rainha da Borborema. Ao todo, até o fechamento deste texto, cerca de 2.040 pessoas conheceram o riquíssimo acervo do local.

Além da própria mostra, intitulada de “Os Afetos da Rainha”, o local sediou diversos eventos temáticos, a exemplo do alusivo aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo, com a participação dos alunos do Curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e a Semana dos Museus: outras independências.

Já o Museu do Algodão, registrou cerca de 3.335 visitantes ao longo do ano. O mês recorde de visitações foi junho com aproximadamente 1.147 pessoas.

A instituição tem por tradição, de acordo com o diretor dos Museus da cidade, Angelo Rafael, o acolhimento de escolas e pesquisadores durante todo o ano, por ser referência nas informações a respeito da história da cidade tendo como fio condutor a história da cotonicultura, beneficiamento e exportação do algodão e a chegada da ferrovia que impulsionou o desenvolvimento da cidade.

O Museu do Algodão tem ainda uma outra característica especial: abrigar há mais de vinte anos a Feira de Orgânicos da Borborema. Uma tradição que dialoga com a cidade e o motivo do nascimento do museu.

Teatro Municipal Severino Cabral

O Templo das Artes Campinense foi cenário de cerca de 287 eventos em 2.022. Destes, mais de 62 foram realizações da própria Secretaria de Cultura de Campina Grande. Além de realizações próprias, a Cultura apoiou ações intersetoriais, cedendo espaço para cerca de 5 eventos da Guarda Municipal, 8 da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), 16 da Secretaria de Educação (Seduc), 3 do Gabinete, e 15 do  Núcleo de Produções Artísticas (Nuproart).

Vale ressaltar que desde o início da pandemia da Covid-19 o Teatro Municipal estabeleceu a retirada de ingressos pela plataforma do Sympla, como uma ferramenta de controle do público.

Após o avanço da vacinação e queda das restrições, o Sympla continuou como uma forma de garantir a presença nos eventos, mas, não excluindo a presença daqueles que chegavam no local sem fazer a reserva. Ao longo do ano, mais de 11 mil ingressos gratuitos foram reservados na plataforma.

O dado reforça a quantidade de pessoas que foram beneficiadas por ações culturais do Severino Cabral, uma vez que o número não faz jus àqueles que não reservaram as entradas.

Codecom-PMCG