15/11/2022

Gilmar Mendes suspende inquérito que investiga os mineiros Aécio Neves e Antonio Anastasia Gilmar Mendes suspende inquérito que investiga os mineiros Aécio Neves e Antonio Anastasia




O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta segunda-feira (14) o andamento de um inquérito na Justiça Eleitoral que investiga o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro Antônio Anastasia, do Tribunal de Contas da União (TCU).

O caso envolve o suposto pedido de Aécio para a doação à campanha eleitoral de Antonio Anastasia ao governo de Minas Gerais em 2.010. A Procuradoria afirmou que há indícios de crimes eleitorais, além de corrupção e lavagem de dinheiro.

A suspensão do caso vale até que os fatos sejam reavaliados pela Côrte.

Aécio Neves e Antonio Anastasia

Mendes atendeu a um pedido da defesa de Aécio Neves. Os advogados questionaram a decisão da Justiça Eleitoral de Minas, que rejeitou o pedido de envio do inquérito para o Supremo, após a posse de Anastasia no TCU.

Por ser ministro do tribunal, Anastasia tem foro privilegiado no STF. Segundo Gilmar Mendes, a produção de provas pode envolver Anastasia.

“Não obstante estágio inicial da instrução processual, é isento de dúvidas que o prosseguimento das investigações em primeira instância acarretará na inequívoca produção de provas em desfavor também do Ministro do Tribunal de Contas da União, o que é suficiente para consignar a violação às regras do foro que buscam proteger o livre exercício de suas funções", escreveu Mendes.

Redação com g-1 / Imagens: Reprodução redes sociais