14/11/2022

PT Traça estratégia para tirar Bolsonaro das próximas eleições presidenciais PT Traça estratégia para tirar Bolsonaro das próximas eleições presidenciais





Partido vai entrar com mais duas ações no TSE contra o presidente da República para tentar aumentar as chances de uma condenação que o torne inelegível.

No dia 30 de Outubro, Jair Bolsonaro tornou-se o primeiro presidente da República a não ganhar nas urnas um segundo mandato, desde que o instituto da reeleição entrou em vigor, em 1.997. Se depender do PT, Bolsonaro pode sofrer outro revés também inédito: ser o primeiro ex-presidente declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e impedido de disputar qualquer eleição pelos próximos oito anos.

A coligação de Lula e Alckmin, que já entrou com seis ações contra a campanha de Bolsonaro e do companheiro de chapa, Walter Braga Netto, está elaborando mais duas para serem apresentadas nas próximas semanas.

A ideia é aumentar a pressão sobre o atual ocupante Palácio do Planalto depois que ele deixar o governo, além de aumentar as chances de ele ser condenado e perder o direito de disputar eleições.

Os novos processos vão acusar o presidente da República de promover abuso de poder político e econômico ao desembolsar bilhões de reais para garantir o Auxílio Brasil de 600 reais em pleno período eleitoral.

Redação com jornal O Globo / Imagem: Reprodução Tv