08/11/2022

Ministério da Defesa anuncia que apresentará relatório sobre auditoria nas urnas nesta quarta-feira,09 Ministério da Defesa anuncia que apresentará relatório sobre auditoria nas urnas nesta quarta-feira,09





Por meio de uma nota, o Ministério da Defesa anunciou nesta segunda-feira (7) que irá apresentar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório do trabalho de fiscalização do sistema de urnas eletrônicas na quarta-feira, (9), amanhã.

O documento foi elaborado pela equipe de técnicos militares das Forças Armadas.


General Paulo Sérgio Nogueira, Ministro da Defesa

Partiu do TSE o convite para que os militares integrassem a Comissão de Transparência das Eleições, criada em setembro de 2.021, quando o ministro Luís Roberto Barroso era o presidente.

Fora isso, os militares se comprometeram a realizar uma auditoria do pleito, diante de questionamentos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus apoiadores sobre a lisura do processo eleitoral.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, chegou a determinar que a Defesa entregasse o resultado da fiscalização após a votação em primeiro turno, em 2 de outubro, mas os militares disseram que só fariam isso até 30 dias após o segundo turno, realizado no último domingo do mês passado.

Resta esperar o resultado da fiscalização, a sua divulgação, e quais serão as consequências.

Redação com Agências / Imagens: Ministério da Defesa e redes sociais