07/11/2022

Fechada há uma semana, Esplanada dos Ministérios não tem previsão de abertura Fechada há uma semana, Esplanada dos Ministérios não tem previsão de abertura





A Esplanada dos Ministérios segue bloqueada para veículos nesta segunda-feira (7), completando uma semana de interdição. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), ainda não há previsão de abertura.

A SSP justifica o bloqueio como “medida preventiva” para evitar protestos com caminhões na área. Os veículos não podem acessar as vias N1 e S1, a partir da Catedral até a Via L4, na altura do Grupamento do Corpo de Bombeiros. O acesso à Praça dos Três Poderes está restrito a pedestres e veículos a partir da Avenida José Sarney até a via L4.

O fechamento ocorreu quando caminhoneiros mobilizaram-se em diferentes estradas do país. Na capital, houve preocupação de que eles ocupassem a Esplanada, como em setembro de 2.021. Na ocasião, manifestantes bolsonaristas furaram o bloqueio policial e a segurança teve dificuldades em negociar a retirada dos veículos, que ficaram três dias no local.


Há, no entanto, um novo ato bolsonarista, que teve início após a vitória de Lula (PT). A concentração em Brasília está sendo realizada em frente ao Quartel General do Exército. Os protestantes pedem uma “intervenção federal”, criticam o Nordeste e comemoram notícias sobre fraude nas urnas. O local fica a mais de 6 km de distância do ponto de bloqueio da Esplanada dos Ministérios.

A SSP destaca, em nota, que “toda área central é monitorada pela segurança pública, com apoio de câmeras, drones e serviço de inteligência”, e que o local só será liberado após nova avaliação da equipe técnica. Não há prazo para que essa avaliação seja feita.

Redação com Metrópoles / Imagem: Reprodução Tv