05/11/2022

QUEDA OU POUSO FORÇADO? Avião de treinamento da FAB desaparece do radar e buscas recomeçam neste sábado QUEDA OU POUSO FORÇADO? Avião de treinamento da FAB desaparece do radar e buscas recomeçam neste sábado





O Corpo de Bombeiros faz buscas por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que perdeu o sinal na região de Tijucas, na Grande Florianópolis, na tarde desta sexta-feira (4). O desaparecimento foi confirmado pela FAB, que disse em nota que realiza as buscas por dois militares que estavam a bordo e realizavam um voo de treinamento.

O avião T-25 Universal da Academia da Força Aérea (AFA) é o modelo que desapareceu(foto).

"O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba coordena as operações de busca. Uma aeronave C-105 Amazonas e um helicóptero H-36 Caracal da FAB foram acionados para realizar buscas e estão em deslocamento para a região. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já atua para localizar a aeronave", diz comunicado da FAB.

O chamado chegou à corporação por volta das 16h40, segundo o tenente-coronel Diogo Losso. A última localização, segundo a corporação, foi entre os municípios de Canelinha e Tijucas. Uma equipe de resgate da Aeronáutica também foi acionada.

"A gente não tem como afirmar se ela caiu ou se fez um pouso forçado. O tempo lá está ruim, mas não sei dizer se, naquele momento, chovia. Nem se isso foi fator que possa ter contribuído para o desaparecimento", disse o oficial dos bombeiros.

Os bombeiros informaram que as buscas seguiram por terra durante a noite. A Defesa Civil de Canelinha foi acionada para dar apoio. Segundo o prefeito da cidade, Diogo Maciel, um sinal de fumaça e luzes teriam sido vistos no Morro de Morretes, na mesma região, para onde equipes também se dirigem.

Os trabalhos seguem na manhã deste sábado.

Redação com g-1 / Imagem: Divulgação FAB