24/10/2022

Roberto Jefferson se entrega à PF e Bolsonaro diz que ele merece tratamento de bandido Roberto Jefferson se entrega à PF e Bolsonaro diz que ele merece tratamento de bandido





O presidente do PTB, Roberto Jefferson, decidiu se entregar à Polícia Federal no início da noite deste domingo(23), depois de resistir, inclusive atirando, seguiu sob custódia dos agentes para a superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, de onde foi transferido para o presídio de Benfica, na zona norte da cidade.


Roberto Jefferson terminou se entregando à PF na presença do padre Kelmon

Jefferson estava em prisão domiciliar, mas teve nova prisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e respondeu à primeira visita dos policiais com tiros de fuzil.

O ministro Alexandre de Moraes atendeu pedido da coordenação de campanha de Lula, entre outros, para prender o presidente do PTB. O objetivo era impedir Jefferson de usar as redes sociais para se comunicar com seus seguidores e apoiadores.

“Como determinou com o ministro da Justiça Anderson Torres, Roberto Jefferson acaba de ser preso. O tratamento dispensado a quem atira em policial é o de bandido. Presto minha solidariedade aos policiais feridos no episódio”, disse o presidente Bolsonaro.

Diversos termos da decisão que permitia o ex-deputado a cumprir a pena em casa foram violados. Jefferson recebeu visitas, concedeu entrevistas, e desde sexta-feira, 21, vídeos gravados com ataques ao  STF e relatos de confronto contra a PF são amplamente difundidos nas redes sociais. Um vídeo ofensivo à ministra Cármen Lúcia motivou a volta da prisão preventiva. 

Formado em Direito, Roberto Jefferson criticou também a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo o petebista, a entidade nunca se posicionou contra a sua detenção, a qual considera injusta. Por outro lado, a Ordem defendeu Cármen Lúcia, após o vídeo em que o ex-deputado compara a ministra a uma prostituta. 

O presidente Jair Bolsonaro fez duras críticas a Jefferson por ter atirado contra os agentes públicos e disse que o tratamento a ser dado a ele é de “bandido”.

Redação com Veja-DP  /  Imagem: Reprodução Redes Sociais