23/10/2022

ELEIÇÕES - Agora a decisão foi unânime. TSE tira 116 inserções de Bolsonaro e repassa a Lula ELEIÇÕES - Agora a decisão foi unânime. TSE tira 116 inserções de Bolsonaro e repassa a Lula





Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, em votação virtual deste sábado (22), por unanimidade, retirar 116 inserções que seriam do presidente Jair Bolsonaro e entregar a Lula, na última semana de campanha, para que o petista tente explicar os motivos que o levaram a receber 4 em cada 5 votos dado por bandidos em presídios brasileiros.

O entendimento dos ministros foi de que a peça publicitária extrai a conclusão de que ao receber cerca de 80% dos votos dos presidiários, o eleitor poderia concluir que a candidatura de Lula seria a preferida dos “bandidos”.

A decisão lembra outra sobre as matérias de televisão e de jornais utilizadas pela campanha de Bolsonaro para mostrar o histórico de corrupção do adversário. Na ocasião, os ministros fizeram um malabarismo ao reconhecer a veracidade dos fatos narrados nos vídeos e reportagens, mas que poderiam levar o eleitor a conclusões equivocadas.

De acordo com a decisão, o direito de resposta concedido deve ser veiculado 116 vezes, no mesmíssimo bloco e horário e na mesma emissora de televisão indicada na petição inicial para cada uma das reproduções do conteúdo tido como ilícito, o que corresponde à perda de 24 inserções de 30 segundos cada.

Foi fixado o prazo de 24h para apresentação de nova mídia para imediata homologação, após o que será permitido o direto envio ao grupo de geradoras, para início das divulgações. 

Redação com DP,informações do TSE/ Fotomontagem:Reprodução redes sociais