21/10/2022

Falando sobre o TSE, Bolsonaro afirma que o Brasil parte para ¨estado ditatorial¨ Falando sobre o TSE, Bolsonaro afirma que o Brasil parte para ¨estado ditatorial¨





O presidente Jair Bolsonaro (PL) acusou o Tribunal Superior Eleitoral(TSE) de praticar censura ao ampliar os seus próprios poderes. Uma decisão de quinta-feira (20) deu à Côrte eleitoral o poder de pedir a remoção de notícias que considerar falsas e de suspender perfis desinformativos.

“Estamos partindo para um estado ditatorial”, disse o presidente e candidato à reeleição em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, também na quinta-feira (20). “Se o Lula vier aqui, pergunta o que ele acha disso. […] Após as eleições, depende de quem ganhar, vamos ter um ponto final nisso.”

Segundo Bolsonaro, inquéritos contra a liberdade de expressão começaram a surgir há 3 anos, mas eram escassos e ignorados. Ele também sugeriu a necessidade de uma reação mais “contundente” e o envolvimento do Ministério Público.

O presidente citou como exemplo de ação contra a liberdade de expressão a investigação de empresários que defenderam um golpe de Estado em grupo de WhatsApp caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença as eleições.

Na opinião do presidente da República e de vários juristas brasileiros, entre eles o ministro aposentado Marco Aurélio Mello, o TSE extrapola as suas atribuições e edita resoluções sem base na Lei eleitoral. Marco Aurélio acha que essas decisões são no mínimo, estranhas.

Redação com Poder-360  /  Imagem: Reprodução Tv