20/10/2022

ELEIÇÕES - TSE proíbe divulgar declaração de Marco Aurélio Mello sobre Lula não ter sido inocentado ELEIÇÕES - TSE proíbe divulgar declaração de Marco Aurélio Mello sobre Lula não ter sido inocentado





O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) censurou uma fala do ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello em um programa do presidente Jair Bolsonaro (PL) veiculado na TV nesta 4ª feira (19). No trecho cortado, o magistrado aposentado de 76 anos de idade, diz que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi inocentado. No lugar da fala, aparece um QR Code que leva ao canal do Tribunal no WhatsApp (conforme imagem destacada abaixo).

TSE suprimiu trecho da propaganda de Bolsonaro

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino suspendeu no último dia 12 a veiculação de um vídeo da campanha do presidente que chamava Lula de “ladrão” e de “corrupto”.

O pedido analisado pelo ministro foi feito pela campanha de Lula. Diz que o programa “conduz o eleitor a falsa informação de que Lula não é inocente”. Cita o trecho da declaração de Marco Aurélio em entrevista ao Jornal da Band que foi suprimida. O ex-ministro do Supremo diz o seguinte na parte cortada: “O Supremo não o inocentou [Lula]. O Supremo aceitou a nulidade do processo crime”.

No lugar do trecho, aparece um QR Code e a seguinte mensagem: “Exibido para substituir programa suspenso por infração eleitoral”.

A decisão do TSE não aborda especificamente sugestões de que Lula não foi inocentado, mas as expressões “ladrão” e “corrupto”, que não são utilizadas na declaração de Marco Aurélio.

A decisão de Sanseverino derrubou a íntegra de um programa veiculado por Jair Bolsonaro no último dia 9 . Nela, a fala de Marco Aurélio era utilizada. No vídeo desta 4ª feira, em que houve a supressão da declaração do magistrado aposentado, o trecho era reutilizado.

Redação com Poder360 / Imagem: Divulgação STF