14/10/2022

Suspeita de corrupção. STJ mantém governador de Alagoas afastado Suspeita de corrupção. STJ mantém governador de Alagoas afastado





Dez ministros votaram a favor da medida.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão que afastou o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), do cargo. Em sessão extraordinária, dez ministros da corte acompanharam o voto da ministra Laurita Vaz, relatora da caso; dois foram contra. Ficou decidido que o governador não atuará até o fim do mandato, em 31 de dezembro. 

Dantas, aliado político de Renan Calheiros (MDB-AL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi alvo de uma operação da Polícia Federal, na terça-feira (11), que apura desvios "sistemáticos" de recursos públicos que ocorreriam desde 2019 no governo alagoano. No caso de Dantas, o Ministério Público Federal (MPF) apura os crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. O processo segue em segredo de Justiça.

Os advogados de Dantas afirmaram, no dia da operação, que a ação tem sido usada com fins políticos.

Antes do resultado da côrte, em ato de campanha ao lado de Lula, Dantas discursou sobre a situação que envolve as investigações durante o período eleitoral e se referiu ao contexto como uma "grande armação". O candidato petista à Presidência da República também defendeu o aliado.

Redação com R-7 / Imagens: Reprodução redes sociais