14/10/2022

CANETADA. Ministro Moraes enterra de ofício investigações sobre institutos de pesquisas CANETADA. Ministro Moraes enterra de ofício investigações sobre institutos de pesquisas





Ele decidiu que só a Justiça Eleitoral tem competência de fiscalizar pesquisas.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu – de ofício, sem ser provocado – determinar o fim dos inquéritos da Polícia Federal e do Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade) que investigam os institutos de pesquisas eleitorais. 

Após reiteradas previsões erradas, muito distantes dos resultados registrados na eleição do domingo (2), o ministro da Justiça, Anderson Torres, e o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, determinaram a abertura dos inquéritos para apurar se crimes foram cometidos pelos pesquiseiros. Moraes anulou a abertura dos inquéritos.

Institutos como Datafolha e Ipec (ex-Ibope) previram vitória em primeiro turno do petista Lula, com 15 pontos percentuais de vantagem, na véspera da eleição. O resultado final foi 48% a 43%, bem distante  dos “chutes” da véspera.

Redação com DP / Imagem: Divulgação TSE