13/10/2022

ELEIÇÃO - Paraná Pesquisas mostra empate entre Lula e Bolsonaro ELEIÇÃO - Paraná Pesquisas mostra empate entre Lula e Bolsonaro





O Instituto Paraná Pesquisas coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida eleitoral neste segundo turno, com 51,9% dos votos válidos, quando brancos e nulos são excluídos da contagem. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 48,1%.

Este é o primeiro levantamento do Paraná Pesquisas após o resultado do primeiro turno apurado no dia 2 de outubro, ocasião em que Lula teve 48,43% dos votos válidos contra 43,2% de Bolsonaro.

Os dois estão empatados tecnicamente pela margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais.

Para os votos válidos, são desconsiderados brancos, nulos e as pessoas que dizem que não sabem. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a contagem oficial da eleição. 

Para a pesquisa, foram ouvidas 2.020 pessoas entre os dias 8 e 12. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada no TSE com o número BR-08438/2022 e foi contratada pelo partido Progressistas.

Redação com Rede Band / Fotomontagem: Reprodução redes sociais