10/10/2022

Senador apresenta projeto que pune abusos e proíbe pesquisas nos últimos 15 dias de campanha Senador apresenta projeto que pune abusos e proíbe pesquisas nos últimos 15 dias de campanha





O senador gaúcho, Lasier Martins (Partido Podemos) apresentou na última sexta-feira (7), um projeto de lei que estabelece novas regras para a divulgação de pesquisas eleitorais no país.

Lasier ressalta que o objetivo é elevar a  transparência. “Precisamos dar real transparência e barrar manobras que possam induzir a decisão de voto”.

A proposta do projeto é de que seja proibida a divulgação dos resultados das pesquisas no período de 15 dias antes da votação. Além de obrigar os realizadores a detalhar locais e perguntas escolhidos e as respostas dos entrevistados junto com a divulgação da pesquisa.

Com isso, Lasier espera que os meios de comunicação não façam interpretações enviesadas sobre números divulgados.

O senador acredita que é importante permitir que interessados em analisar os resultados das pesquisas saibam onde houve entrevistas para verificar se o perfil demográfico da amostra pode gerar algum desvio na avaliação geral, considerando as preferências locais por determinado candidato.

Um projeto similar, do conterrâneo de Lasier, e vice-líder do Governo, deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), também voltou a ser debatido nesta semana na Câmara dos Deputados.

Redação com DP  /  Imagem: Reprodução Ag. Senado