09/10/2022

Rótulos de alimentos mudam a partir de hoje; veja como identificar produtos que fazem mal à saúde Rótulos de alimentos mudam a partir de hoje; veja como identificar produtos que fazem mal à saúde





De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a rotulagem nutricional é a descrição que informa o consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento e que especifica o valor energético e a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio. Outro ponto de atenção é a presença de lactose ou outros ingredientes que podem causar alergia.

A partir deste domingo (9), quando você for ao supermercado, vai notar algumas diferenças nas embalagens dos alimentos. A principal delas é que os produtos com altas doses de açúcares adicionados, gordura saturada e sódio terão um selo em forma de lupa na parte superior, na frente da embalagem, destacando o ingrediente que pode fazer mal à saúde.

Tabela nutricional


Além do selo frontal, a tabela nutricional localizada atrás dos produtos terá modificações importantes. A primeira delas é que todas devem ser escritas em letras pretas, com fundo branco, para evitar contraste e, assim, dificultar a leitura.

Além disso, as indústrias serão obrigadas a declarar os açúcares totais e adicionados, o valor calórico e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, e não mais por porções como era feito até agora.

As mudanças nos rótulos serão por fases e só em outubro de 2025 será totalmente implementada.

Redação com Anvisa-R-7  /  Imagem: Reprodução Anvisa