07/10/2022

Bolsonaro muda de avião para cortar custos da campanha Bolsonaro muda de avião para cortar custos da campanha





O presidente Jair Bolsonaro (PL) mudou o avião em que costuma se deslocar para economizar recursos durante a campanha presidencial. 

Ele deixou de viajar o Airbus A319, adaptado especialmente para ser a principal aeronave presidencial (VC1A), por um modelo Legacy E145 (VC-99C), que consome menos combustível. Ambas as aeronaves são da Força Área Brasileira (FAB).

Como presidente da República, mesmo durante o período eleitoral, Bolsonaro só pode viajar em aviões da FAB e acompanhado de agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), setor responsável pela proteção do chefe do Executivo federal. Como ele está em campanha, porém, seu partido é obrigado a ressarcir o erário das despesas das viagens, além de declará-las ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os custos com o transporte do presidente deverão representar um dos maiores gastos do PL durante a campanha, segundo integrantes do partido. A mudança de aeronave reflete a preocupação do QG bolsonarista com a escassez de recursos, como o próprio GSI confirmou à reportagem. 

O caixa do PL reservado para o projeto de reeleição está praticamente zerado. Em entrevista ao jornal O Globo, no mês passado, o coordenador da campanha, senador Flávio Bolsonaro (PL-SP), afirmou que a limitação orçamentária implicava até nos roteiros de busca por votos.

Bolsonaro passou a usar o Legacy no início da campanha, em agosto. Integrantes do núcleo duro do candidato à reeleição estimam que a mudança vai representar um corte na metade do custo dos descolamentos. Conforme noticiou o colunista Lauro Jardim em agosto, o QG de Bolsonaro foi informado pela FAB de que os voos deveriam ser ressarcidos de R$ 120 por quilômetro percorrido.

Redação com jornal O Globo / Imagem: Divulgação PR