02/10/2022

Tumulto em jogo de futebol deixa mais de 120 mortos Tumulto em jogo de futebol deixa mais de 120 mortos





Pelo menos 129 pessoas morreram e cerca de 180 ficaram feridas em uma partida de futebol na Indonésia em um tumulto em meio à multidão que tentou invadir o campo de jogo, segundo informações policiais na manhã deste domingo (2) no horário do país. 

De acordo com as autoridades locais, a tragédia pode ser uma das dos piores em estádios de futebol no mundo .

Depois que a partida na província de Java Oriental entre Arema FC e Persebaya Surabaya terminou na noite de sábado (1), torcedores do time perdedor invadiram o campo e a polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo, provocando uma debandada e casos de asfixia, informou o o chefe de polícia local, Nico Afinta.

Imagens de vídeo de canais de notícias locais mostraram pessoas correndo para o campo no estádio em Malang e imagens de sacos para carregar os corpos.

Em tumultos anteriores em partidas na Indonésia, foi identificada uma forte rivalidade entre os dois clubes, às vezes levando à violência entre os torcedores.

Zainudin Amali, ministro do Esporte da Indonésia, disse à KompasTV que o ministério reavaliaria a segurança nos jogos de futebol, incluindo a possibilidade de não permitir espectadores nos estádios.

A liga indonésia BRI Liga 1 suspendeu os jogos por uma semana após a vitória do Persebaya por 3 a 2 e uma investigação foi iniciada, informou a Associação de Futebol da Indonésia (PSSI).

Entre os desastres globais em estádios, 96 torcedores do Liverpool foram esmagados até a morte na Grã-Bretanha em abril de 1.989, quando um recinto superlotado e cercado desabou no Estádio Hillsborough em Sheffield.

A Indonésia vai sediar a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA em maio e junho do próximo ano. O país é um dos três que se candidatam a sediar a Copa da Ásia do próximo ano, depois que a China se retirou como anfitriã.

Redação com CNN-Brasil / Imagem: Reprodução Twitter