28/09/2022

ATÉ TÚ, BELO? Vencedor do Nobel da Paz é acusado de abuso sexual ATÉ TÚ, BELO? Vencedor do Nobel da Paz é acusado de abuso sexual





O jornal holandês De Groene Amsterdammer publicou o testemunho de pessoas que alegam ser vítimas do bispo católico e vencedor do Nobel da Paz em 1.996, Ximenes Belo. O religioso teria começado os abusos sexuais ainda durante a década de 1.980.

A publicação afirma ter ouvido vítimas e, ao menos, 20 pessoas com conhecimento dos casos, incluindo testemunhas ligadas ao governo do Timor-Leste, membros da sociedade do país e integrantes da Igreja Católica.

As primeiras menções de investigações a casos relacionados a Belo são datadas de 2.002, quando um cidadão do Timor-Leste foi à polícia para denunciar que o irmão era vítima de abusos. Na época, o bispo católico deixou o cargo em que ocupava na igreja.

Uma das pessoas abusadas entrevistada pelo jornal holandês, que foi identificada como Paulo pela publicação, disse que os abusos aconteciam na casa de Belo em troca de dinheiro.

Um representante do Vaticano no Timor-Leste disse nesta quarta-feira (28) que a Igreja Católica tem ciência das acusações, mas não detalhou se o religioso foi investigado.

Redação com portal português JN / Imagem: Reprodução YouTube