28/09/2022

ELEIÇÕES 2.022: Saiba a ordem de votação nas urnas eletrônicas no primeiro turno ELEIÇÕES 2.022: Saiba a ordem de votação nas urnas eletrônicas no primeiro turno





156 milhões de brasileiros poderão escolher neste domingo(02),seus representantes nas urnas eletrônicas em meio a uma campanha marcada pela polarização entre os dois principais candidatos à Presidência.

No entanto, o número do presidenciável será o último com que o eleitor deve se preocupar na hora de votar. Os brasileiros escolherão seus candidatos a outros cargos antes de teclar o número do presidente.

A ordem de votação e o número de dígitos para cada cargo são os seguintes:

1*Deputado federal: possui quatro dígitos, sendo que os dois primeiros sinalizam o partido, e os dois últimos, o candidato;

2*Deputado estadual: são cinco dígitos, sendo os dois primeiros do partido, e os três últimos, do candidato;

3*Senador (e dois suplentes): são três dígitos, sendo os dois primeiros o do partido;

4*Governador e vice: dois dígitos;

5*Presidente e vice: dois dígitos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sugere que os eleitores levem uma lista com o número dos candidatos escolhidos escritos na ordem em que aparecerão, a chamada “cola eleitoral”.

A Côrte alerta que, caso o votante erre a ordem — por exemplo, digite a sequência de um candidato ao Senado no campo destinado a deputados federais —, a urna entenderá que a pessoa deseja anular o voto.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu site um “simulador”, para que o eleitor possa “treinar” a votação para todos os cargos em disputa, como se estivesse diante da urna eletrônica.

Havendo segundo turno para Presidente da República e governador de algum estado, a votação para os dois cargos no dia 30 de Outubro terá dois dígitos.

Redação com CNN-Brasil / Imagem: Divulgação TSE