21/09/2022

TSE acata pedido de candidata e proíbe Bolsonaro de usar discurso da ONU na campanha TSE acata pedido de candidata e proíbe Bolsonaro de usar discurso da ONU na campanha





O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu o presidente, e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), de utilizar imagens de seu discurso na Organização das Nações Unidas (ONU) durante sua campanha eleitoral. 

Esta foi mais uma ação da senadora, e candidata à presidente da República, Soraya Thronicke (União Brasil), que alega desvio de finalidade ao lançar mão do papel de presidente para ganho de campanha. A decisão foi tomada pelo ministro Benedito Gonçalves. 


Ministro Benedito Gonçalves

O primeiro pedido foi protocolado no domingo, 18, solicitando que não se utilizasse imagens de sua viagem ao funeral da rainha Elizabeth II. A solicitação foi aceita nesta segunda-feira, 19, pelo TSE, que ainda determinou que o Twitter e o Google retirassem um vídeo onde Bolsonaro discursa para apoiadores na sacada da Embaixada do Brasil em Londres. 

Após o funeral da rainha, Bolsonaro viajou para Nova York, nos Estados Unidos, onde discursou na Assembleia-Geral da ONU nesta terça-feira, 20. 

Redação com Rádio Jovem Pan / Imagem: Reprodução divulgação TSE