20/09/2022

Presidente Bolsonaro já está em NY para Assembleia Geral da ONU Presidente Bolsonaro já está em NY para Assembleia Geral da ONU





O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou no início da noite desta segunda-feira em Nova York, nos Estados Unidos, para participar da 77ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, espera-se que cerca de 130 chefes de Estado e de governo participem do evento, que tem como tema "Um divisor de águas: soluções transformadoras para desafios interconectados".

Além de Jair Bolsonaro, a comitiva do país conta, entre outras pessoas, com a primeira-dama, Michelle, e com o Ministro de Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.

Após a chegada no Aeroporto JFK, o presidente seguiu diretamente para o hotel. Por volta de 21h (horário local, 22h do horário de Brasília), o presidente desceu do carro para cumprimentar apoiadores. Bolsonaro entrou sem falar com a imprensa.

O ex-secretário especial de Comunicação Social (Secom) e coordenador da comunicação da campanha de Bolsonaro à reeleição, Fabio Wajngarten, e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, recepcionaram o presidente na entrada do hotel. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) chegou em seguida e tirou foto com bolsonaristas presentes no local.

Antes da chegada de Bolsonaro ao local, um grupo de cerca de 60 apoiadores discutiu com um grupo menor de manifestantes que protestava contra o presidente. A segurança do hotel interveio e pediu que os presentes respeitassem as zonas destinadas à eles. O bate-boca entre os grupos seguiu acalorado durante a espera pelo presidente.

A agenda divulgada pela Presidência, mostra que o primeiro compromisso oficial do presidente será nesta manhã, quando ele deve encontrar o secretário-geral da ONU, António Guterres, antes da abertura oficial da Assembleia. Bolsonaro será o primeiro chefe de estado a discursar no evento, seguindo tradição iniciada por Oswaldo Aranha, em 1949.

Essa será a quarta vez que Jair Bolsonaro discursa na ONU, sendo o oitavo presidente brasileiro a participar da Assembleia Geral.

Redação com jornal O Globo / Imagem: Reprodução divulgação PR