20/09/2022

MANDA QUEM PODE... Ministro do TSE proíbe Bolsonaro de usar imagens de discurso em Londres na propaganda eleitoral MANDA QUEM PODE... Ministro do TSE proíbe Bolsonaro de usar imagens de discurso em Londres na propaganda eleitoral





O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, proibiu que a campanha à reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), use imagens captadas durante o discurso do presidente feito na sacada da casa do embaixador brasileiro em Londres na propaganda eleitoral. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (19).

Ele determinou que a coligação de Bolsonaro fique impedida de publicar os vídeos das declarações do presidente dirigida aos apoiadores no último domingo (18), sob pena de multa de R$ 20 mil para cada propaganda ou post feito em redes sociais.

Gonçalves decidiu ainda que o Twitter delete uma publicação feita pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com o discurso, em até 24 horas. O mesmo prazo foi dado ao Google para que remova as mesmas imagens do canal do filho de Bolsonaro no YouTube, ambos sob pena de multa de R$ 10 mil.

A determinação atende a um pedido feito pela candidata à presidência da República pelo União Brasil, Soraya Thronicke. Ela considera que o presidente explora, de forma indevida, a atuação como chefe de Estado na cerimônia do funeral da rainha Elizabeth II e na Assembleia-Geral da ONU, o que classifica como desvio de finalidade do uso da máquina pública.


Ministro corregedor do TSE Benedito Gonçalves

Foi também Benedito Gonçalves quem determinou a retirada do ar de imagens do presidente Jair Bolsonaro durante as solenidades do 7 de Setembro.

Redação com CNN-Brasil