19/09/2022

Forte terremoto atinge o México Forte terremoto atinge o México





Um terremoto com 6,8 graus de magnitude na Escala Richter atingiu o México na tarde desta segunda-feira, 19. 

No Twitter, o Sismológico Nacional do México relatou que o epicentro do abalo sísmico está localizado há 59 quilômetros ao sul de Coalcoman, no Estado de Michocán, na Costa do Pacífico, há uma profundidade de 15 km. 

O abalo foi registrado no mesmo dia em que o país relembrava a ocorrência de dois fortes terremotos que deixaram milhares de mortos em 1.985 e 2.017. Até o momento, não existem informações sobre feridos ou mortos. 

O tremor aconteceu por volta das 15h05 (horário de Brasília) e, segundo as autoridades, foi primeiramente classificado com magnitude de 6,8 graus, o que foi revisado posteriormente, O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que espera que nada tenha acontecido, mas afirmou que ainda está recebendo as informações. 

“Vamos começar a coletar informações, esperamos de todo o coração que nada de grave tenha acontecido”, afirmou o mandatário. 

“Os protocolos de emergência foram ativados devido ao terremoto registrado nesta tarde em Michoacán. A Defesa Civil de Michoacán permanece alerta”, escreveu o governo do estado, onde o epicentro foi detectado. A chefe do governo da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que “até agora nenhum dano foi relatado” na capital.

Redação com Rádio Jovem Pan / Imagem: Reprodução Tv