19/09/2022

Óleo diesel terá redução de preço a partir desta terça-feira Óleo diesel terá redução de preço a partir desta terça-feira





O preço médio de venda de diesel da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 5,19 para R$ 4,89 por litro a partir de terça-feira (20), uma redução de 5,78%, disse a empresa em nota nesta segunda-feira (19).

"Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio", disse a companhia.

Essa foi a terceira redução no preço do diesel pela Petrobras neste ano, sendo a maior redução percentual realizada pela empresa em 2022. Em agosto, a companhia havia reduzido o valor do combustível mais vendido no país em duas oportunidades, em 4% e 3,56%.

O valor nominal do diesel da Petrobras para as distribuidores é o menor desde o início de maio.

O movimento da Petrobras acontece em meio a cotações do petróleo pressionadas no mercado internacional por preocupações com uma demanda global mais fraca devido a questões econômicas, antes de possíveis fortes aumentos nas taxas de juros.

Mas a mudança também coincide com o calendário eleitoral no Brasil, notou um especialista, citando que isso acaba sendo usado por candidatos à Presidência.

"Os preços dos combustíveis lá fora seguem mais baixos por conta das revisões de crescimento da economia global. Isso tem pressionado a menor os preços", afirmou à Reuters o professor do Ibmec e economista Gilberto Braga.

"Isso chama atenção por ser um momento eleitoral, que é delicado, e combustíveis acabam virando um instrumento de campanha para um e ataque para outro", acrescentou.

Segundo nota da companhia, a "redução acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio".

Para o consumidor final, o preço também é determinado por margens de outros integrantes da cadeia, como postos, e itens como tributos e mistura de biodiesel.

Redação com R-7 / Imagem: Reprodução Youtube