18/09/2022

Bolsonaro discursa para brasileiros na sacada da embaixada em Londres Bolsonaro discursa para brasileiros na sacada da embaixada em Londres





O presidente Jair Bolsonaro (PL), a primeira-dama Michelle e a comitiva brasileira chegaram a Londres no início da manhã deste domingo (18). O governo brasileiro participa do funeral da rainha Elizabeth II, em eventos hoje e nesta segunda-feira (19).

Depois de desembarcar em território britânico, o mandatário seguiu até a embaixada brasileira, onde foi recebido por dezenas de apoiadores. Aproveitando o momento, que teve até distribuição de pão de queijo por parte dos brasileiros residentes na capital, Bolsonaro fez discurso de improviso. Acompanham o presidente, entre outros, os filhos Flávio e Eduardo e o pastor Silas Malafaia.

Bolsonaro aproveitou os primeiros minutos para falar do objetivo principal da viagem: dar apoio à Família Real e homenagear Elizabeth II. Depois, dedicou-se ao discurso eleitoral.

“Sabemos quem é do outro lado”, disse, em relação aos adversários na corrida pela reeleição. “A nossa bandeira sempre será dessas cores aqui: verde e amarela”, continuou, sob gritos e palmas dos apoiadores.


Também citou a superação do Brasil durante e depois da pandemia da Covid-19, comparando o país com outros da América do Sul. E reiterou: “Nós estamos no caminho certo”. Como de costume, falou que governa uma nação que é contra a liberação de drogas e o aborto e frisou que não aceita a ideologia de gênero.

A viagem

Bolsonaro ficará apenas dois dias na cidade, em sua primeira viagem a Londres como presidente da República. Na tarde deste domingo, o titular do Palácio do Planalto visita a Câmara Ardente do Parlamento inglês, onde o caixão de Elizabeth II se encontra. No local, assinará o Livro de Condolências da morte da monarca.

No fim da tarde do mesmo dia, o presidente segue para o Palácio de Buckingham. O rei Charles III recebe, em evento especial, chefes de Estado de todo o mundo.

Na manhã da segunda-feira (19), Bolsonaro e mais outros 500 convidados – entre chefes de Estado, autoridades e famílias reais – sairão do Hospital Real, no bairro de Chelsea, para participar de outra solenidade. O local é uma construção histórica que servirá de concentração para o deslocamento dessas personalidades até a Abadia de Westminster, onde ocorrerá a cerimônia religiosa do funeral de Elizabeth II, às 11h (horário de Londres).

Após a celebração, Bolsonaro participará de recepção oferecida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, da Commonwealth e do Desenvolvimento do Reino Unido, James Cleverly. No fim da segunda-feira (19), o mandatário brasileiro seguirá para Nova York, onde discursará na abertura da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) na terça-feira.

Redação com Metrópoles  /  Imagens: Reprodução Tv