16/09/2022

Roberto Carlos pede ao Supremo para impedir que Tiririca use as suas canções na campanha eleitoral Roberto Carlos pede ao Supremo para impedir que Tiririca use as suas canções na campanha eleitoral





O cantor Roberto Carlos recorreu, no Supremo Tribunal Federal (STF), da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que autorizou o deputado Tiririca (PL-SP) a parodiar a canção “O Portão”, sucesso do “Rei da Jovem Guarda”.  A disputa será decidida pelo ministro Ricardo Lewandowski, em caso que está sob segredo de Justiça.

O cantor e o humorista travam uma batalha nos tribunais desde 2.014, quando Tiririca usou pela primeira vez a música em uma propaganda sua. Na versão deste ano, o deputado (que busca seu quarto mandato seguido) imitou um momento de raiva do cantor, que discutiu com fã durante show.

A decisão do TJ-SP diz que em caso de dúvidas, deve-se “dar preferência para a liberdade de expressão.”

“De gosto duvidoso ou não, não se pode esquecer de que se trata de propaganda destinada à eleição de cargo junto ao Poder Executivo [sic], de modo que, em confronto com o direito à honra e imagem individuais do autor, o direito coletivo e democrático ao voto e às ferramentas que permitam seu adequado exercício merece, em sede liminar, maior proteção”, escreveu o juiz Guilherme Madeira Dezem.

Redação com O Antagonista / Imagem: Reprodução Tv