16/09/2022

Sepultamento do compositor e radialista João Martins será nesta sexta feira Sepultamento do compositor e radialista João Martins será nesta sexta feira





O velório do radialista e compositor João Martins de Oliveira, 72 anos, acontece na Central de Velórios Digna, na Rua Pedro da Costa Agra, bairro de José Pinheiro, e o sepultamento será às 17:00hs, no Cemitério Campo Santo Parque da Paz.

João faleceu na tarde desta quinta feira,(15), após sentir-se mal e ser levado ao Hospital Municipal Dr. Edgley.

Segundo o seu filho, Elton Martins, João sentiu um desconforto e foi levado ao Hospital onde chegou andando e sem sinais externos de nenhum problema grave.

Logo em seguida passou mal,foi levado a UTI, teve parada cardíaca e um infarto fulminante as 16:42.

João Martins compôs canções que foram adotadas como hinos do Treze e do Campinense Clube, e músicas populares que fizeram sucesso, como "Cofrinho de amor" gravada por Elino Julião e "Roberta" imortalizada na voz de Jerry Júnior.

Pernambucano de Paudalho, João trabalhou durante muitos anos na Rádio Caturité de Campina Grande, empresa na qual se aposentou.

Depoimentos de colegas radialistas

O radialista e professor Gilson Souto Maior assim descreve a chegada de João Martins a Campina Grande e a sua trajetória na radiofonia local:

"Conheci João Martins, um menino, atuando como controlista da Rádio Difusora de Limoeiro-PE. Pouco tempo depois, ele estava em Campina Grande. Visitou a Caturité, com o irmão, Toinho Fotógrafo e pediu uma oportunidade na emissora, que tinha como presidente o saudoso, Professor Stenio Lopes. Lembro, que fizemos (eu, Jurandir, Zé Félix, entre outros), uma força junto a direção para contratar o menino. E assim aconteceu. O nosso Johnny Mathis, como assim passou a ser chamado, foi contratado. Tornou-se um campinense. Amava Campina! Fez muitos amigos. Risonho, sempre alegre, fez da Caturité sua casa. Viveu na emissora toda sua vida profissional e nela se aposentou. Partiu cedo, o grande João Martins, o nosso poeta e compositor."

Eraldo Silva, que trabalhou com João Martins na Caturité, assim se expressou sobre a partida do colega: " Mais um amigo que se vai. Pena..."

Ubiratan Cirne teve João como parceiro em seu programa municipalista: Triste e surpreso com a morte do amigo João Martins de Oliveira.

Faleceu na tarde desta quinta-feira, depois de passar mal. Chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Trabalhamos juntos, por mais de 10 anos, na Rádio Caturité, ele como operador de àudio."

Paulo Roberto iniciou a carreira de radialista trabalhando com João Martins na Rádio Caturité." Ele era um dos meus operadores nas jornadas esportivas. O plantonista divide o estúdio com o operador de som, e enquanto os colegas iam para o estádio, ficávamos eu e João dividindo o mesmo espaço na emissora. Era uma figuraça. Dava o melhor do seu trabalho para que não houvesse falhas."

Massilon Gonzaga: "Recebo com tristeza a informação do falecimento do radialista João Martins de Oliveira. João Martins era o compositor da música “O galo da Borborema”, primeiro hino do Treze F. Clube e da música “Meu cofrinho de amor”, gravada por Elino Julião, em 1978. Trabalhei com João na Radio Caturité e participamos de felizes noitadas em Campina Grande. Vá com Deus, velho John."

Luciano Santos, plantonista esportivo, parecia não acreditar na morte do colega.

"Meus sentimentos a família, João trabalhou vários anos comigo na Rádio Caturité."

Da Redação / Foto: Reprodução Redes Sociais