12/09/2022

Bolsonaro confirma presença no funeral da rainha Elizabeth II Bolsonaro confirma presença no funeral da rainha Elizabeth II





O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que irá à Inglaterra para participar do funeral da rainha Elizabeth II, marcado para a próxima segunda-feira,dia19.

Mais longeva monarca britânica da história, que passou 70 anos no trono, Elizabeth II morreu na quinta-feira (8), aos 96 anos de idade, no castelo de Balmoral, na Escócia. A rainha foi sucedida no trono por seu filho mais velho, proclamado rei Charles III.

O ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, informou que o convite a Bolsonaro chegou no sábado (10) à embaixada do Brasil em Londres. Bolsonaro, que é candidato à reeleição, pediu para confirmar a sua presença e a da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Fontes da embaixada do Reino Unido confirmam que o governo britânico já recebeu o sinal verde da ida de Bolsonaro ao funeral. O Funeral de Estado de Elizabeth II será na Abadia de Westminster. Na sequência, o corpo da monarca será enterrado no Castelo de Windsor.

O Itamaraty já prepara a viagem. Uma equipe de protocolo do governo brasileiro deve viajar nesta semana para Londres. O Palácio do Planalto planeja a logística da viagem do presidente, já que na terça-feira,20, dia seguinte ao funeral, Bolsonaro discursará em Nova York (EUA) na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Redação com g-1 / Imagem: Reprodução SBT