06/09/2022

Candidaturas de Bolsonaro, Soraya e Marçal serão julgadas nesta terça-feira pelo TSE Candidaturas de Bolsonaro, Soraya e Marçal serão julgadas nesta terça-feira pelo TSE




O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai julgar nesta terça-feira (6) os registros de candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL), da senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e de Pablo Marçal (PROS) para as eleições à Presidência da República. 

Os três processos são relatados pelo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes. Até o momento, o tribunal já confirmou as candidaturas de seis presidenciáveis: Ciro Gomes (PDT), Felipe d’Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lucia (PSTU).

O TSE tem até o dia 12,segunda feira próxima, para analisar as candidaturas de todos os políticos que participarão do pleito deste ano. Dos que vão concorrer à presidência – além de Bolsonaro, Soraya e Marçal –, a Côrte ainda não julgou os registros do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Constituinte Eymael (DC) e do Padre Kelmon (PTB), que foi substituído pelo partido após o TSE anular, por unanimidade, a candidatura de Roberto Jefferson ao Palácio do Planalto por entender que o político está inelegível em virtude de uma condenação recebida em 2.012 no caso do mensalão.

Naquele ano, Jefferson foi considerado culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena, aplicada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi de 7 anos e 14 dias de prisão, em regime semiaberto.

Redação com Ag. Brasil / R-7