30/08/2022

ELEIÇÃO PARA O SENADO. 237 candidatos para 27 vagas na maior disputa dos últimos 28 anos ELEIÇÃO PARA O SENADO. 237 candidatos para 27 vagas na maior disputa dos últimos 28 anos





A disputa ao Senado nas eleições deste ano tem 237 candidatos para 27 cadeiras, uma média de 8,8 concorrentes por vaga, o pleito mais acirrado ao cargo nos últimos 28 anos no Brasil. Até agora a disputa mais concorrida havia sido a de 2.006, com 8 adversários por cadeira, e a menos disputada foi a de 1.994, com uma média de 4 candidatos por cadeira.

No ranking dos estados, o Rio de Janeiro lidera a maior concorrência, com 14 candidatos por cadeira. Na outra ponta, a disputa está menos acirrada em Alagoas e no Maranhão, com 5 pretendentes por vaga em cada estado.

Cada estado tem três senadores, que assumem um mandato de oito anos, mas as eleições ocorrem de quatro em quatro anos. Por isso, a cada pleito o Senado renova um terço (uma vaga por unidade da federação, totalizando 27 vagas) ou dois terços (duas vagas por unidade da federação, totalizando 54 vagas) das suas 81 cadeiras.

Papel do senador

Dentre as atribuições dos senadores, algumas são exclusivas, que não passam pela Câmara dos Deputados. Enquanto a Câmara autoriza a instauração de processo de impeachment contra um Presidente da República, por exemplo, é o Senado que julga. Também compete aos senadores julgar processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Fica com o Senado, ainda, a atribuição de fazer sabatinas e aprovar, dentre outros cargos, indicados a ministros do STF, do Tribunal de Contas da União, à chefia da Procuradoria-Geral da República, e a postos diplomáticos.

Na Paraíba os candidatos são:

Alexandre Soares (PSOL)

André Ribeiro (PDT)

Bruno Roberto (PL)

Efraim Filho (União)

Manoel Messias (PCO)

Pollyanna Dutra (PSB)

Ricardo Coutinho (PT)

Sérgio Queiroz (PRTB)

Redação com R-7 / Imagem: Reprodução Agência Senado