29/08/2022

Mulheres, fome e corrupção foram destaque em 1º debate dos presidenciáveis Mulheres, fome e corrupção foram destaque em 1º debate dos presidenciáveis





O debate na Band foi marcado pela pauta feminina, além do combate à fome e à corrupção. A pauta feminina ganhou destaque depois de o presidente Jair Bolsonaro (PL) subir o tom com a jornalista da Vera Magalhães da Tv Cultura.

O caso aconteceu depois de uma pergunta da jornalista para o candidato Ciro Gomes (PDT) sobre vacinação no Brasil. Bolsonaro foi escolhido por ela para comentar. A jornalista afirmou que o presidente espalhou desinformação sobre vacinas durante a pandemia.


Vera Magalhães - Rede Cultura

No comentário, Bolsonaro disse que Vera "dorme pensando em mim". "Essa mulher deve ser apaixonada por mim", disse o presidente da República.

O tema ainda retornou com perguntas de jornalistas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Tebet foram questionados se estavam dispostos a “se comprometer” a ter mulheres em metade dos ministérios. Lula disse que não vai se comprometer, mas que pode ter “até maioria” de mulheres. Tebet assumiu o compromisso.

FOME

A questão econômica também foi central no debate da Band. Logo no início do evento, Bolsonaro afirmou que a inflação do Brasil é uma das menores do mundo. Segundo ele, seu governo fez “milagre durante a pandemia”. Ele admitiu que “alguns passam fome”, mas disse que o Auxílio Brasil paga mais que o suficiente para que os mais pobres saem da linha da pobreza.

Já Ciro afirmou que há “limites politiqueiros” em políticas de renda. Disse que seu programa de renda mínima, que propõe R$ 1.000 por família, vai “acabar definitivamente” com a fome.

CORRUPÇÃO

O 1º embate entre os líderes das intenções de voto segundo as pesquisas foi já no 1º bloco do programa.

Em tom duro, Bolsonaro disse que a corrupção na Petrobras levou a estatal a se endividar em mais de R$ 900 bilhões, “fruto de desmando, refinarias começadas e não concluídas entre tantas outras coisas”. O presidente também disse que o valor daria para fazer “60 vezes a transposição do Rio São Francisco”.

“Presidente Lula, o senhor quer voltara o pode para o quê? Continuar fazendo a mesma coisa na Petrobras?”, questionou Bolsonaro.

Redação com Poder-360 / Fotomontagem: Rede Band