28/09/2017

Romero Rodrigues comemora reconhecimento da Feira Central de Campina Grande como patrimônio cultural do Brasil Romero Rodrigues comemora reconhecimento da Feira Central de Campina Grande como patrimônio cultural do Brasil




A Feira Central de Campina Grande passou a ser reconhecida oficialmente, a partir desta quarta-feira, 27, Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. A decisão foi tomada, de forma unânime, durante a 87ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Presente à reunião, no edifício sede do Instituto, o prefeito Romero Rodrigues comemorou a conquista. “Às portas de comemorarmos os 153 anos de emancipação política de Campina, a cidade registra essa importante vitória”, ressaltou.

Romero participou da reunião histórica ao lado do senador Cássio Cunha Lima. O secretário Jóia Germano, de Cultura de Campina Grande, também prestigiou a reunião.

O reconhecimento da Feira de Campina Grande por parte do Iphan foi um processo que envolveu as equipes de Educação e Cultura do Município na atual gestão, principalmente após o instituto federal desaprovar o projeto apresentado pela administração que antecedeu a de Romero Rodrigues. No último dia 8 de agosto, Romero foi recebido pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa, oportunidade em que detalhou para ela e sua equipe as alterações feitas na proposta da prefeitura, no sentido de manter a essência cultural e histórica da feira, famosa nacionalmente por sua multiplicidade de manifestações culturais e folclóricas.

Redação com CODECOM/PMCG