11/08/2022

SORTE! Ministro Alexandre de Moraes é sorteado relator do registro da candidatura de Bolsonaro SORTE! Ministro Alexandre de Moraes é sorteado relator do registro da candidatura de Bolsonaro





O ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi sorteado relator do registro da candidatura da coligação “Pelo bem do Brasil”, do presidente Jair Bolsonaro (PL), para a disputa das eleições em outubro. O magistrado, que assume o comando da Justiça Eleitoral na próxima terça-feira (16), deverá elaborar parecer sobre a licitude da declaração patrimonial apresentada pela campanha de reeleição do chefe do Executivo.

O sorteio do relator é automático e ocorre após a homologação no TSE, pelos partidos, dos respectivos candidatos aprovados nas convenções partidárias. Os dados são enviados via sistema desenvolvido pela Justiça Eleitoral exclusivamente para o registro de atas de convenções partidárias e de pedidos de registro de candidaturas.

Também está sob a relatoria de Moraes o registro de candidatura de Pablo Marçal (Pros). O Pros decidiu na sexta-feira (5) retirar a candidatura dele à Presidência. A decisão consta em ata registrada pelo partido. Apesar da decisão do partido, a candidatura permanece no TSE.

A coligação “Brasil da Esperança”, que oficializou o registro de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem como relator o ministro Carlos Horbach. O registro da candidatura de Ciro Gomes (PDT) também está sob sua relatoria.

O partido Unidade Popular (UP), que encaminhou o registro de Léo Péricles, será relatado pelo ministro Mauro Campbell Marques.

Já o pedido da coligação “Brasil para Todos”, que apresentou o registro de Simone Tebet (MDB), foi distribuído ao ministro Ricardo Lewandowski. Ele também será responsável pela análise dos registros de Vera Lúcia Salgado, oficializado pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), e pelo de Sofia Manzano (PCB).

O registro de Felipe d’Avila, candidato do Novo, está sob a relatoria do ministro Sérgio Banhos.

Redação com Agências e CNN-Brasil / Fotomontagem: Reprodução Redes Sociais