09/08/2022

TSE nega pedido das Forças Armadas para acessar documentos sobre eleições passadas TSE nega pedido das Forças Armadas para acessar documentos sobre eleições passadas




O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta segunda-feira, 8, um pedido das Forças Armadas para que arquivos com informações sobre as duas últimas eleições – de 2.014 e 2.018 – fossem disponibilizados. 

Através de um documento ao qual a reportagem teve acesso, o presidente da Côrte e membro do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, afirma que “entidades fiscalizadoras” – o caso das Forças Armadas – “não possuem poderes de análise fiscalização de eleições passadas” e que não compete a estes cumprir o papel de “controle externo” do TSE. 

Segundo o magistrado, o período limite para apresentação de um pedido de acesso aos dados das eleições gerais de 2.014 foi 13 de janeiro de 2.015. Já sobre o pleito de 2.018, o requerimento deveria ter sido apresentado até 17 de janeiro de 2.019.

A escolha das duas últimas eleições por parte das Forças Armadas coincide com o período em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) manifesta dúvidas sobre a confiabilidade do resultado eleitoral. Durante sua fala a embaixadores em 18 de julho, o mandatário argumentou que houve dúvidas sobre quem teria sido o real vencedor das eleições presidenciais de 2.014 – disputadas entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) , no segundo turno – e que uma auditoria realizada pelo partido tucano concluiu que as urnas eletrônicas não são auditáveis. 

Sobre o pleito de 2.018, Bolsonaro afirmou que houve um invasor no sistema da Côrte eleitoral e que as eleições do referente ano não foram “totalmente transparentes”. 

“Eu teria dezenas e dezenas de vídeos pra passar pros senhores por ocasião das eleições de 2.018 onde o eleitor ia votar e simplesmente não conseguia votar. Ou quando ele apertava o número 1, e depois ia apertar o número 7, aparecia o 3 e o voto ia pra outro candidato. O contrário ninguém reclamou”, afirmou o chefe do Executivo federal.

Bolsonaro declara que não confia no sistema eleitoral brasileiro, e deseja que as Forças Armadas acompanhem a apuração e totalização dos votos.

Redação com Rádio Jovem Pan / Imagem: Reprodução Divulgação TSE