07/08/2022

Novo presidente da Colômbia deseja que Lula ganhe a eleição no Brasil Novo presidente da Colômbia deseja que Lula ganhe a eleição no Brasil





O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, que tomou posse neste domingo 7, afirmou que torce por uma vitória do ex-presidente Lula (PT) neste ano.

“Que ganhe Lula”, respondeu Petro a jornalistas no sábado 6. Na data, indígenas, negros, ciganos e agricultores entregaram o mandato presidencial simbólico ao progressista.

No pleito colombiano, Lula também indicou, em junho, torcer pela eleição do ex-guerrilheiro, que ao fim derrotou o populista Rodolfo Hernández com estreita margem. Mais recentemente, a vice-presidente eleita, Francia Márquez, manifestou simpatia pela candidatura de Lula, também em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, dirigiu críticas e ironias a Petro, apesar de o Itamaraty ter apostado no pragmatismo ao parabenizar a eleição. O Brasil foi representado na posse neste domingo justamente pelo chanceler Carlos França -Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão (Republicanos), que serão candidatos em outubro, preferiram não viajar.

Redação com Agências / Imagem: Reprodução Tv colombiana