01/08/2022

Nomes para o Superior Tribunal de Justiça definidos por Bolsonaro Nomes para o Superior Tribunal de Justiça definidos por Bolsonaro





Após uma indefinição que se arrastou por dois meses e meio, o presidente Jair Bolsonaro decidiu indicar os desembargadores Messod Azulay e Paulo Sérgio Domingues para as duas vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os nomes foram publicados na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União e ainda precisam passar por sabatina no Senado.

Azulay, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), superou as resistências internas do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e do ministro André Mendonça. Contou com o forte apoio do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e da comunidade judaica do Rio.

Domingues, do TRF-3, por sua vez, reuniu ao longo das últimas semanas uma ampla rede em defesa de seu nome, que incluiu três ministros do STF - Dias Toffoli, André Mendonça, Kassio Nunes Marques - e a futura presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura.

As indicações de Bolsonaro contemplaram as bancadas do Rio (com Azulay) e de São Paulo (com Domingues) do STJ, além de confirmarem o protagonismo de Nunes Marques no processo de definição de nomes do Poder Judiciário.

Um dos mais influentes interlocutores do presidente, o ministro vetou o desembargador Ney Bello, até então considerado favorito para uma das vagas.

Redação com jornal O Globo / Imagens: Reprodução DO da União e arquivo