30/07/2022

Em resposta à carta pela democracia, Bolsonaro cria o seu próprio manifesto Em resposta à carta pela democracia, Bolsonaro cria o seu próprio manifesto





O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), voltou a ironizar a carta em defesa da democracia, feita por diversos segmentos da sociedade, e lançou em uma rede social seu próprio manifesto a favor da democracia.

"Carta de manifesto em favor da democracia. Por meio desta, manifesto que sou a favor da democracia. Assinado: Jair Messias Bolsonaro, Presidente da República Federativa do Brasil", escreveu Bolsonaro nas redes sociais. 

O documento foi feito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e em menos de 24 horas obteve a assinatura de mais de 100 mil pessoas. A carta não cita Bolsonaro e afirma que "estamos passando por momento de imenso perigo" para a normalidade democrática, com riscos às instituições e insinuações de desacato ao resultado das eleições.

Entre os signatários estão banqueiros, empresários, intelectuais e advogados. O documento conta também com a assinatura de ministros eméritos do Supremo Tribunal Federal e docentes de diversas universidades do país, como USP, UFMG, UFRJ e UFPB.

A carta já tinha sido alvo de críticas por parte de Bolsonaro na última quarta-feira (27). Durante a convenção que oficializou a aliança do Partido Progressista com o Partido Liberal, o presidente desdenhou do documento, chamando-o de "cartinha".

Redação com R=7 / Foto: Alan Santos - Divulgação PR